domingo, 19 de julho de 2015

A minha cozinha ao Sol - Lista de Compras

Ir de férias não tem de significar a perda do foco, nem que se deixe de aproveitar o momento. É possível combinar uma alimentação equilibrada com os pequenos grandes prazeres que as férias nos proporcionam. O truque: equilíbrio.

De modo a levar as coisas já minimamente organizadas do meu destino de origem, elaborei duas listas de compras. Uma com alimentos para levar de casa, outra com alimentos a adquirir no local onde vou passar as férias.
Felizmente neste caso tive a possibilidade de adquirir muitos dos produtos antes da viagem. Obviamente que isto nem sempre é possível, mas também não é  um problema uma vez que as compras podem ser feitas em qualquer altura.

As listas foram elaboradas tendo em conta os seguintes aspectos:
● O número de dias passados fora de casa (5).
● O número de refeições a realizar e o número de pessoas ( +/- 33 refeições que incluem as refeições principais, os lanches/snacks e ceias para 4 pessoas).
● Refeições e snacks práticos e leves.
● Economizar tempo na preparação das refeições.

Nas listas incluí enlatados (apesar de não serem a melhor escolha quando existem estes produtos em versão natural são práticos e quando o seu consumo não se torna um hábito, também não se torna um perigo. Para além do mais, quem preferir pode sempre adquirir a versão natural), seleccionei também frutas, legumes, sementes, cereais, chás, àgua (nunca esquecer a importância da hidratação, principalmente nesta altura do ano) e muitas outras coisas que podem conferir no fim deste post.

Não pensem que só de saladas me vou sustentar durante os próximos cinco dias! Longe de mim ir de férias e abdicar das delícias a que todos temos direito. Também vou ter o meu geladinho, os petiscos fora, o docinho e a tudo aquilo que tenho direito mas claro que com moderação. Mais uma vez realço a ideia de que com equilíbrio tudo é possível. 

Termino este post com a dita lista (juntei ambas as listas numa só) com o objectivo de vos elucidar (e não de impingir) caso não tenham ideias do que levar/adquirir no vosso "abastecimento" para as férias.

LISTA DE COMPRAS:
Atum ao Natural.
● Peito de frango.
● Salsichas de Aves.
● Grão de bico.
● Feijão Frade.
● Feijão preto.
● Lentilhas.
● Feijão verde.
● Ervilhas.
● Cogumelos.
● Milho.
● Azeitonas pretas.
● Rebentos de Soja.
● Fruta desidratada.
● Bolachas de Arroz.
● Tostinhas integrais.
● Wrap.
● Couscous integral.
● Pão de Sementes.
● Croutons integrais.
● Flocos de Aveia.
● Weetabix.
● Farelo de Trigo.
● Sementes de Girassol.
● Preparado para Gelatinas Condi.
● Canela em Pó.
● Babybel light.
● Queijo fresco magro.
●Claras
● Bebida de Soja light.
● Iogurtes soja.
● Castanhas do Maranhão.
● Miolo de amêndoa.
● Manteiga de Amendoím.
● Àgua.
● Chá verde.
● Chá de Cavalinha.
● Tomates.
● Pimento Vermelho.
● Pepino.
● Alface.
● Cenouras.
● Melancia.
● Meloa.
● Melão.
● Papaia.
● Pêssegos.
● Kiwis.
● Bananas.
● Ananás.
● Laranjas.
● Azeite.
● Vinagre.

Terminado este post resta-me relembrar que esta lista foi elaborada tendo em conta a minha alimentação e os meus gostos, bem como os daqueles que vão partilhar as refeições comigo. Obviamente que a ela vão retirar/acrescentar/modificar algo, isto porque cada um de nós faz as suas escolhas, resta-nos apenas respeitá-las.
Ao longo destes cinco dias tenciono partilhar um pouco das minhas refeições aqui também e não só no instagram, caso não o consiga fazer durante as férias prometo postar assim que possível.

Espero que tenham gostado da ideia! :)

Sem comentários :

Enviar um comentário