quinta-feira, 16 de abril de 2015

Creme de Legumes e Cogumelos

Uma das mudanças que fiz quando resolvi adoptar um estílo de vida saudável foi a de incluir sopa em pelo menos uma das refeições diárias (principalmente o jantar).
Não como apenas sopa durante a refeição, mas estou de tal modo habituada a ela que quando não tenho sopa em casa parece que não tenho mais nada que me agrade.
Gosto de todas as sopas, mas este creme de legumes com cogumelos é das minhas favoritas, então quando acompanhado com uns croûtons integrais caseiros fica uma verdadeira delícia (ver receita dos croûtons em posts anteriores do Blog).

INGREDIENTES:
● 200 Gr de Abóbora.
● 250 Gr de Couve Branca.
● 250 Gr de Brócolos.
● 100 Gr de Cenoura.
● 1/2 Cebola grande (ou 1 pequena).
● 2 Dente de alho.
● 1 C.Sopa de Azeite.
● 150 gr de Cogumelos Frescos.
● Coentros frescos Q.b.
● Àgua Q.b.

PREPARAÇÃO:
1. Após preparados correctamente, cortam-se e colocam-se dentro de uma panela os brócolos, a abóbora, a couve, a cenoura, a cebola e os dentes de alho. Cobrem-se com àgua a gosto (coloquei a olho por isso não vos consigo indicar uma quantidade exacta) e leva-se o tacho ao lume.
2. Quando todos os legumes estiverem cozidos, trituram-se muito bem  com a varinha mágica até que fiquem em puré.
3. Lavam-se e laminam-se os cogumelos frescos.
4. Ao tacho onde se encontra o puré dos legumes adicionam-se os cogumelos, o azeite e os coentros. Envolve-se tudo e leva-se novamente ao lume, mas desta vez a lume brando até que os cogumelos fiquem cozidos.

NOTA:
● Como não uso sal nos meus pratos (salvo raras excepções), este pode ser um ingrediente que, caso achem pertinente, podem acrescentar.
● No último passo, caso o puré esteja muito expesso, podem sempre adicionar um pouco mais de àgua.

Sem comentários :

Enviar um comentário