terça-feira, 9 de setembro de 2014

Um ano de vida saudável, um ano de mais vida.


Tudo começou com uma subida à balança no dia 09.09.2013, era algo que não fazia há algum tempo e estava consciente que o resultado não seria nada bom. O aparelho marcou os 66,9Kg (excesso de peso). Foi aí que decidi que tinha de mudar aquele número que não era bom para a minha altura, para o meu corpo, para a minha idade, para a minha saúde, para a minha cabeça, enfim, não era bom para mim! Se ninguém quer para si aquilo que não lhe faz bem para que é que eu haveria de querer continuar assim?!  Estava mentalizada que esta mudança implicava deixar (maus) hábitos adquiridos durante anos. Uma dieta? Não! Já tinha tentado algumas antes e nunca chegava a lado nenhum, acabava sempre por desistir, precisava de algo que fosse realmente o correcto. Certamente que o mais indicado seria re-educar os meus (maus) hábitos. 
Comecei por cortar nos refrigerantes e substituí-los por água, chás e sumos naturais, passei a beber mais água, coisa que fazia com pouca frequência, deixei de fazer apenas três refeições diárias e passeia a comer de 2H em 2H ou de 3H em 3H, alterei as quantidades dos alimentos que ingeria, reduzi drasticamente os fritos, os doces, comecei a substituir alimentos menos saudáveis por mais saudáveis, passei a consumir legumes, frutas, sopas, produtos integrais, alimentos ricos em fibras, sementes, etc, com grande frequência, entre outras mudanças alimentares. Porém, não bastava mudar a alimentação, era também necessário complementar uma boa alimentação com a prática regular de exercício físico, então dei mais um passo nesta mudança e comecei a fazer caminhadas, planos de exercício físico em casa que envolviam step, squats, abs, etc, algumas aulas no youtube, comecei a andar mais a pé entre outras pequenas coisas que parecendo que não marcam a diferença. Se antes "mexer-me" era um sacrifício, actualmente é um gosto. 
Todas estas mudanças parecem fáceis, mas quem passa por elas sabe que não é assim. Há quem duvide, há quem não perceba, há quem menospreze por pensar que é apenas uma dieta, há quem pense que são só manias, há quem critique por isto, ou por aquilo, há coisas que temos de abdicar, ou pelo menos reduzir, há resultados que não são logo visíveis, há a ansiedade que não ajuda a perceber que bons resultados aparecem gradualmente. Nem sempre é fácil, mas depois existem coisas boas que nos fazem perceber que vale (sempre!) a pena seguir em frente com esta decisão, como a mudança de peso, o crescimento e definição muscular, os bons hábitos e respectivas consequências positivas, os elogios, a força que muitas pessoas nos transmitem, os novos conhecimentos que adquirimos e essencialmente a superação das nossas dificuldades.
Comecei por partilhar as minhas refeições e algumas actividades com os meus amigos e em redes sociais, principalmente no Instagram, recebi muito feedback positivo e fui incentivada por algumas amigas a criar um blog onde partilhasse as minhas receitas, maioritariamente saudáveis. Resolvi dar mais esse passo, hoje o blog tem pouco mais de um mês e estou super contente com o resultado. Sendo este mesmo espaço fruto da minha mudança de hábitos, essencialmente alimentares, resolvi partilhar aqui esta minha mudança.
Todos sabemos que existem muitos hábitos que fazem toda a diferença numa vida saudável, a alimentação, o sono, o desporto, o estado de espírito, eu mudei os meus, mudei o meu estilo de vida e consequentemente mudei-me a mim mesma, aprendi muito e quero aprender ainda mais. 
Bem, contar tudo de forma pormenorizada seria praticamente impossível, uma vez que não me lembro exactamente de tudo, e seria um massacre para quem está desse lado a ler, por isso optei apenas por contar o essencial nesta história que ainda não acabou, uma vez que adquirir hábitos saudáveis é um processo gradual e em constante avanço.
Com toda esta mudança perdi mais de 12Kg. Hoje, exactamente um ano depois, estou contente com a mudança alcançada, mudança esta que tenho a certeza só ter conseguido porque para além de gradual foi por iniciativa própria, foi uma decisão tomada com a minha consciência e não com a dos outros. Estas mudanças exigem força de vontade e determinação, exigem dedicação e iniciativa própria, devem ser geridas com o máximo cuidado, quanto mais naturais e saudáveis melhor, uma vez que é a saúde que está em causa.
Até pode haver quem não considere esta mudança como um bom resultado, mas para mim tem muito, mas mesmo muito, significado!
Fácil? Nem sempre foi, nem sempre será! É o melhor para mim? Certamente! 

1 comentário :

  1. Um grande exemplo de vida. Mostraste que com forca de vontade chegamos onde queremos! Adoro a forma como fazes receitas deliciosas mas simplesmente saudaveis ☺ Continua com essa força de vontade sempre!!! ��

    ResponderEliminar